sábado, 19 de setembro de 2009

ESCOLA RAIMUNDO PINHEIRO DA SILVA
PLANO DE AULA – Língua Portuguesa – Gênero Piadas
PROFESSORAS: Ana Maria Gama da Silva Romero
Daniele Vanessa da Silva Corso
Tânia Lice Paes Moreira

Tema - Gêneros

Conteúdos
Elementos estruturantes do gênero piada.
Pontuação expressiva.

Anos 8º e 9º anos.

Tempo estimado
5 aulas.

Material necessário
Laboratório de Informática, Internet.

Desenvolvimento

1ª etapa
Separar a turma em duplas. Peça à turma que observe a pontuação e pense na entonação do texto. A piada é um gênero textual que, em geral, aborda temas proibidos ou “politicamente incorretos”. Por isso é decisivo que o professor escolha as piadas que serão trabalhadas na aula, evitando situações constrangedoras. Consultando alguns e sites, é possível preparar um bom repertório de piadas para essa atividade. Aqui estão algumas sugestões:

Sites
http://linguaportuguesafp2009.blogspot.com/2009/05/generopiada.html

http://www.piada.com/index.php

2ª etapa
Depois de se familiarizarem com o texto, peça aos alunos que contem ou leiam a piada ao parceiro. É muito importante que você acompanhe o ensaio das duplas que tenham mais dificuldade de executar a tarefa.

3ª etapa
Cada um conta ou lê a piada que ensaiou na dupla para a classe. Atenção: a boa oralização é condição essencial para o sucesso da piada. Por isso é etapa posterior da leitura silenciosa, da compreensão do texto e do ensaio com o parceiro.

4ª etapa
Depois de todas as piadas contadas, peça à turma que escolha as dez mais engraçadas. Analise com a classe o que as fez tão divertidas. Aponte nelas jogos de linguagem, a falta de lógica, o inusitado, os desvios, e as distorções do padrão, o duplo sentido, as amplificações comuns aos textos cômicos. Esse tipo de análise aguça o espírito crítico do aluno e torna-o mais consciente das estratégias linguísticas para produção de sentidos.

5ª etapa
Escreva uma nova piada, mas retirando todos os sinais de pontuação. A tarefa dos alunos é descobrir os sinais de pontuação adequados para a entonação correta da piada. Atenção: durante a correção dos exercícios, pondere com os estudantes as alternativas possíveis de pontuação para cada caso. Eles devem perceber que o sentido do texto mudará de acordo com as respostas da classe.

6ª etapa
Em que situações somos irônicos? Peça aos alunos que relatem situações em que a ironia está presente, ou seja, quando falamos uma coisa, querendo dizer outra. Por exemplo, quando diante de uma situação horrível se diz: “Que beleza!”

7ª etapa

Agora é a hora de pedir para a turma escrever as situações irônicas que relataram. Pergunte a eles como conseguiram passar para a linguagem escrita a entonação, os gestos e a expressão facial usados nas situações relatadas.

8ª etapa

No final, debata com os alunos o que há por trás do pensamento irônico. Há opinião ou algum tipo de crítica por trás da ironia? Depois os estudantes deverão escrever a síntese do que foi discutido. Afinal, como a ironia nos faz pensar?

Avaliação

Proponha aos alunos que reconheçam os efeitos de ironia ou humor causados por expressões diferenciadas ( que podem ou não estar assinaladas), utilizadas no texto pelo autor, ou, ainda, pelo uso de pontuação e notações.

A ideia é avaliar o grau de consciência do aluno em relação às estratégias lingüísticas- jogos de linguagem, a falta de lógica, o inusitado, os desvios e as distorções do padrão, o duplo sentido, as amplificações- que geram o efeito cômico.

Discuta com a turma as respostas, refletindo como as expressões ou os sinais de pontuação podem distorcer a ponto de gerar, ironias. É interessante que o estudante perceba a função do sinal de pontuação para a compreensão do texto.

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